quinta-feira, 19 de abril de 2012

Largando sua xícara no pires,

sentiu a raiva se esvair, deixando apenas a sensação de derrota.

- A senhora se lembra da família de lontras que costumava brincar perto do nosso cais? - perguntou ela enfim, sem esperar por uma resposta.

- Quando eu era pequena? Papai me pegava no colo e sempre que elas apareciam e me levava para os fundos. Nós nos sentávamos na grama e ficávamos observando as lontras nadarem e brincarem na água. Eu achava que elas eram os animais mais felizes do mundo.
- Não entendo o que isso tem a ver com o assunto...
- Vi as lontras de novo - continuou Amanda, atropelando a fala da mãe. - Ano passado, quando fomos à praia nas férias, visitamos o aquário de Pine Knoll Shores. Eu estava louca para ver as novas lontras que estavam vivendo lá. Devo ter contado várias vezes a Annette sobre as lontras que apareciam atrás da nossa casa e ela mal podia esperar para vê-las também, mas, quando finalmente chegamos ao aquário, não foi quando eu era criança. As lontras estavam lá, é claro, mas ficaram só dormindo em cima de uma pedra. Passamos horas no aquario e elas nem ao menos se mexeram. Quando estavamos saindo, Annette me perguntou por que elas não estavam brincando e eu não soube responder. Mas depois me senti... triste. Eu sabia muito bem a resposta.
- E...?
Ela correu o dedo pela borda de sua xícara de café antes de encarar a mãe.
- Elas não estavam felizes. As lontas sabiam que não estavam em um rio de verdade. Provavelmente não compreendiam como aquilo havia acontecido, mas pareciam entender que estavam em uma jaula e que não tinham como sair. Aquela não era a vida que deveria, ou queriam levar, mas não havia nada que pudessem fazer a respeito.
Pela primeira vez desde que elas haviam sentado à mesa, a mãe parecia não saber bem o que dizer. Amanda afastou sua xícara antes de se levantar. Enquanto saía da varanda, ouviu a mãe pigarrear. Ela se virou.
- Imagino que essa história signifique alguma coisa, não? - perguntou Evelyn.
Amanda abriu um sorriso cansado.
- Sim - falou baixinho. -Significa.

O Melhor de Mim, Nicholas Sparks - Página 139.

Nenhum comentário:

Postar um comentário